ESPECIALIZAÇÃO

Leia artigos científicos sobre

NOVA PESQUISA

Restauração dentária

Tipos e indicações de obturação

Pergunte aos nossos especialistas

Algo te preocupa? Tire suas dúvidas com um profissional. Envie sua pergunta e nossos especialistas vão te ajudar.

Envie sua pergunta
Te notificaremos com a resposta
Recebemos sua pergunta

Enviaremos um e-mail quando um especialista responder.

Não foi possível enviar sua pergunta

Ocorreu um erro inesperado, mas estamos trabalhando nisso. Por favor, tente novamente.

Como funciona?

Envie uma pergunta anônima

Nós moderamos suas perguntas e as enviamos para especialistas doctoranytime

Como funciona?

Receba atualizações para sua pergunta

Se você inserir seu e-mail, iremos notificá-lo quando um especialista responder à sua pergunta

Como funciona?

Confira as respostas

Assim que sua pergunta receber uma resposta, nós a publicaremos nas seções relacionadas do doctoranytime

Diretrizes para Perguntas
  • Sugestões

    • Forneça os detalhes da sua dúvida de saúde

    • Seja breve e direto ao ponto para que os especialistas possam esclarecer sua dúvida

  • Evitar

    • Se referir às pessoas pelo nome

    • Solicitar preços de serviços

    • Postar conteúdo ofensivo ou abusivo

Dados chaves

Os brasileiros têm cada vez menos cárie dentária.(1)

O dentista especialista em dentística é o profissional especializado em restaurações dentais.(2)

Os materiais usados para as restaurações de dentes estão cada vez mais parecidos com dentes naturais.

Segundo o IBGE, 55% dos brasileiros não vão ao dentista nem uma vez por ano.(3)

Dente quebrado, cárie dentária, bruxismo e espaço entre os dentes são as principais indicações de restauração.

O que é restauração no dente

Restauração dentária é um procedimento clínico odontológico que, assim como o nome diz, restaura a coroa dentária após a retirada de uma cárie, finalização de um tratamento de canal, ou trauma que o dente tenha sofrido.

O que é restauração no dente

Por que sinto dor após a restauração do dente?

Andria Vicente Magri
Andria Vicente Magri - Cirurgiã-dentista:

“A dor após a restauração do dente é algo comum. Isso ocorre tanto pela instrumentação, uso da broca, quanto pelo material que é utilizado. Ao morder, especificamente, pode-se sentir um desconforto nos primeiros dois dias pois a mordida deve readaptar-se. Isso significa que, mesmo o dentista testando a altura da restauração e fazendo os desgastes necessários, leva um tempo para que a mordida volte ao normal. Porém, se persistir por mais de dois dias, é aconselhável voltar ao dentista para análise. Outro fator é a sensibilidade, que pode ser gerada depois da restauração devido à acidez dos produtos utilizados no preparo do procedimento.”

Materiais das restaurações

As restaurações dentárias podem ser realizadas com diversos tipos de materiais e marcas. O dentista é o profissional capacitado para indicar o melhor material para cada caso, dependendo do dente a ser restaurado, idade do paciente, tamanho da restauração e desgaste do dente.

No entanto os materiais mais comuns utilizados(4) são, bem como suas vantagens e desvantagens são:

Vantagens Desvantagens
Resina composta
  • Estética muito parecida com o dente natural
  • Boa resistência.
Não recomendada para restaurações muito grandes.
Ionômero de vidro
  • Liberação de flúor.
  • Excelente para ser utilizada como camada abaixo da resina composta.
  • É utilizado como restauração provisória em casos de clareamento dental.
  • Vastamente usado em restaurações em crianças.
Baixa resistência por longo período de tempo.
Amálgama
  • Resistente às forças mastigatórias.
  • Baixa estética
  • Liberação de mercúrio
  • Alta chance de manchar os dentes e a parte interna da bochecha
Ouro (restauração indireta)
  • Resistente
  • Pouco estética
  • Custos altos
Porcelana (restauração indireta)
  • Não sofrem alteração de cor com o tempo
  • Excelente durabilidade
  • Preço mais alto comparado com os outros materiais

Diagnóstico de cárie dentária

A cárie dentária é a que mais gera necessidade de restauração. Nem sempre a cárie causa dor, somente quando a mesma se aproxima do nervo.

Desta forma, a visita ao dentista duas vezes ao ano garantem que uma correta limpeza dental possa ser feita e um exame clínico detalhado para a detecção de cáries. Exames radiológicos também podem ser necessários para ajudar no diagnóstico.

  • Exame clínico: O dentista verificará a presença de manchas brancas no esmalte de cada dente, com o auxílio da luz e do espelho clínico. Outras formas de verificar é se o dente apresenta buracos e mudança de coloração da coroa. Para outros casos em que a cárie já avançou, o dentista consegue percebê-la a olho nú.
  • Exame radiológico: Esse exame pode ser complementar ao exame clínico. Através do raio x dos dentes, o profissional detecta a presença das cáries mais escondidas, e consegue analisar a extensão do dano, a fim de aconselhar o melhor tratamento.

Indicações de restaurações

Dependendo de cada caso, bem como do tamanho da cárie, formato, tipo de dente, se é permanente ou de leite, o material utilizado é diferente. Porém, as restaurações são utilizadas em casos de:

Cárie dental

Cárie dental

A cárie dental se forma a partir do acúmulo de bactérias que se proliferam e afetam o esmalte do dente. No decorrer do tempo, as bactérias se alastram e afetam também a dentina e, por vezes, a polpa dentária. Quanto mais próximo da polpa, mais chances de haver dor de dente, pois é nela que se encontram os nervos do dente.

A restauração dental consiste na remoção completa da cárie e no uso de materiais que vão selar o dente e protegê-lo do contato com a saliva e alimentos. De uma forma geral, a restauração do dente serve como um “curativo” e proteção do dente após o mesmo ter sido agredido pela cárie.

Tratamento de Canal

Tratamento de Canal

Quando a cárie progride para a raiz do dente e atinge a polpa dental, é indicado o tratamento de canal. Esse tratamento consiste na remoção completa do nervo dental devido à contaminação deste tecido pela cárie. Quando a cárie chega neste estágio, geralmente a pessoa pode sentir dores de dentes terríveis.

Após eliminado todo o nervo, o dente não pode ficar vazio pois ficaria frágil e quebraria. Por isso, é utilizado um material na finalização do tratamento endodôntico (de canal) que preenche a raiz do dente. Após esse preenchimento, outro material deve ser usado para preencher a porção da coroa. Aí sim entra a restauração.

Dependendo do tipo de dente, uma simples restauração com resina composta ou amálgama pode ser utilizada. Em outros casos, blocos, coroas e próteses podem ser utilizadas dependendo de cada caso.

Fratura de dente (Dente quebrado)

Fratura de dente (Dente quebrado)

Outro tipo de uso das restaurações são quando ocorrem fraturas dentais por acidente ou quedas, principalmente em crianças.

Quando isso ocorre, dependendo do tamanho da porção de dente afetada, uma restauração pode resolver o problema. Porém, se for negligenciado, pode vir a gerar inflamação e infecção ou até a perda do dente.

Desgaste dental e Bruxismo

Desgaste dental e Bruxismo

Outra aplicação de restauração é quando, por hábitos repetitivos como perder a caneta ou roer as unhas, lesões perto da gengiva são criadas. Essas lesões também originam-se devido ao excesso de força na escovação.

O bruxismo é outro fator que causa desgaste excessivo dos dentes devido ao hábito de ranger ou apertar os dentes durante o dia (bruxismo diurno ou apertamento) ou a noite (bruxismo noturno).

As restaurações de resina composta são utilizadas nestes casos para melhorar a aparência e tratar casos de sensibilidade aguda.

Espaços entre os dentes

Espaços entre os dentes

Diastemas, são como são chamados os espaços entre os dentes. É ideal que todo dente tenha um ponto de contato com o dente do lado para garantir a correta mastigação dissipação das forças mastigatórias, além de prevenir que os restos de comida se depositem entre os dentes gerando problemas gengivais e cáries.

Esse tipo de restauração é uma combinação de estética e função e pode ser feito com resina composta ou as facetas ou lentes de contato dentais.

Por que algumas vezes a restauração quebra?

Andria Vicente Magri
Andria Vicente Magri - Cirurgiã-dentista:

“Vários são os motivos que causam a quebra da restauração. Muitas vezes, pelo atrito de alimentos duros, a resina pode trincar e cair. Outro fator pode ser que, durante a confecção, pode ter ocorrido contaminação com a saliva, ou então a restauração pode ter ficado “alta”e o atrito gerado pela mastigação pode ter afetado a restauração. É indicado consultar-se com um dentista se isso ocorrer, pois em alguns casos, dependendo da localização e tamanho da restauração, o paciente pode sentir sensibilidade.”

Restaurações em dentes de leite

Tanto nos dentes de leite como em dentes permanentes que não estão completamente formados, o tratamento com restaurações é diferente do feito em adultos.

Se o problema criado pela cárie for muito extenso e profundo, recomenda-se a aplicação de uma coroa de aço ou de porcelana para a criança. Se a cárie tiver progredido até ao nervo, pode ser necessária uma pulpotomia, que é a remoção da polpa na porção da coroa do dente de leite e utilização de selamento e resina composta, ou mesmo um tratamento de canal se for dente permanente.

Como é feito o selamento?

  • Anestesia
  • Remoção da cárie e limpeza da área
  • Aplicação de um selante para proteger o dente e a raiz.
  • Aplicação da resina composta.
  • Checagem da oclusão

Restauração & tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico ou aparelho ortodôntico é o uso de brackets, fios, elásticos e outras peças para corrigir a posição dos dentes e devolver um sorriso mais harmônico ao paciente. O tratamento com aparelho dura, em média, 2 anos e durante esse período é essencial que a higiene oral seja impecável.

Porém, algumas vezes, em locais de difícil acesso como entre os dentes ou na parte de trás dos últimos dentes o alimento acumula, e gera cáries. Mesmo durante o tratamento com aparelho ortodôntico, as cáries devem ser tratadas para que não progridem e geram dor e necessidade de fazer canal.

Restauração & tratamento ortodôntico

Para tal, nos casos onde o acesso à cárie é dificultada pelo fio ortodôntico, é recomendado que seja agendado uma consulta com o seu ortodontista para a remoção do fio no mesmo dia em que seja feita a restauração e, depois da mesma ser executada, que novamente o fio volte para a posição correta e o tratamento ortodôntico continue.

Restauração e clareamento dental

As restaurações apresentam propriedades semelhantes às próteses e implantes dentário: não alteram a cor ao sofrer clareamento dental. O gel de branqueamento, tanto o de consultório como o caseiro, não tem efeito direto sobre a resina composta.

Restauração e clareamento dental
Restauração e clareamento dental

Isso significa que as restaurações devem ser programadas juntamente com o plano de clareamento, para que a cor não destoe tanto quando o branqueamento for executado. Para isso, o paciente e o dentista podem escolher:

  • Restauração provisória até o final do clareamento.
  • Restauração definitiva com 2-3 tons mais claros que os dentes atuais. Para isso deve-se considerar o potencial de clareamento dentário tais como se o dente já foi clareado anteriormente, se o paciente fuma e o tipo de cor prevalente dos dentes.

Como escolher o dentista ideal?

Devido aos diversos tipos e recomendações diversas de restaurações, geralmente o dentista clínico geral se encarrega de fazê-la ou encaminhar para um profissional de outra área. As especialidades da odontologia que trabalham com restaurações estéticas e funcionais são:

Custo do procedimento

O preço da restauração depende do material escolhido, do número de sessões necessárias e do profissional que escolher

Em média, uma restauração de resina composta pode custar de R$ 80,00 a R$ 300,00 e pode variar mais ainda dependendo da necessidade de exames especiais ou tratamentos adicionais.

Mitos e verdades sobre restauração de dente

Mito #1

Se eu usar fio dental, minha restauração vai soltar.

A verdade

As restaurações realizadas entre os dentes ou em locais onde o fio dental entra em contato, não devem soltar com a utilização do mesmo. Ao confeccionar a restauração, o dentista passa o fio dental e certifica-se que não há degraus ou deformidades que poderiam gerar a queda da restauração.

Mito #2

Se o dente não dói, não preciso ir ao dentista.

A verdade

As cáries mais avançadas podem fazer o dente doer. Porém, nos estágios iniciais ela pode gerar simples sensibilidade. No entanto, é recomendado visitar o dentista duas vezes ao ano para certificar-se que não apresenta cáries ou lesões na gengiva. Não deve-se procurar o dentista somente quando o dente dois pois os estágios dos problemas estão avançados e a chance de cura, reduzida.

Mito #3

A cárie vai melhorar sozinha.

A verdade

A cárie não melhora sozinha. Pelo contrário, se não tratada, avança e pode levar ao tratamento de canal ou a perda do dente. A cárie é gerada por presença e reprodução bacteriana dentro do dente. Se as bactérias não forem removidas e o dente foi selado e restaurado, elas continuam se multiplicando e comprometendo cada vez mais a estrutura dentária.

Perguntas frequentes sobre restauração

Qual a diferença entre obturação e restauração?

Obturação é o antigo nome para restauração dentária. O nome foi modificado pelo fato que no procedimento restaurativo, o dente continua “vivo” e o termo obturação representaria uma não vitalidade do dente, que não ocorre. O termo “obturação” é sim utilizado nos tratamentos endodônticos como etapa do mesmo, onde de fato o dente perde a vitalidade pois o nervo é removido.

A restauração com resina é feita com anestesia?

Dependendo do tamanho da cárie ou se há envolvimento com a polpa do dente ou muito próximo à mesma, o dentista aplica anestesia. Nos dentes de cima a anestesia é aplicada na porção do topo da raiz dos dentes, enquanto nos dentes inferiores outros tipos de anestesias são aplicadas devido a diferença de estrutura óssea e dos nervos localizados na região.

Posso trocar minhas restaurações escuras de amálgama por resina?

Isso varia muito de caso para caso, diz o CFO. Sempre que se remover um material escuro para trocar por um claro, deve-se ir além das margens anteriores pois o amálgama tem a característica de manchar o dente. Para remover toda a mancha e fazer com que essa não apareça na nova restauração, é necessário avaliar o quão perto do nervo do dente está a restauração. Para dentes naturais, essa troca pode ser arriscada, pois pode gerar a necessidade de tratamento de canal. Para dentes que já são tratados endodonticamente, o dentista avaliará a necessidade de trocar por um bloco ou uma coroa ao invés de restauração, uma vez que, em dentes posteriores o acesso ao canal é geralmente amplo.

Nota: o termo "médico" é usado por fins de brevidade e objetiva incluir todos os profissionais da saúde.
Referências

1. Conselho Nacional de Saúde. (n.d.). , http://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2010/28_dez_saude_bucal.html

2. APCD. (2023, January 16). Dentística: saúde e estética. Dentística: Saúde E Estética - Portal APCD. , https://www.apcd.org.br/index.php/noticias/1254/em-foco/19-07-2022/dentistica-saude-e-estetica

3. Mais da metade do País não vai ao dentista anualmente, diz IBGE. (2015, June 3). Notícia - UNA-SUS. , https://www.unasus.gov.br/noticia/mais-da-metade-do-pais-nao-vai-ao-dentista-anualmente-diz-ibge

4. Colgate. (n.d.). O que é restauração dentária. , https://www.colgate.com.br/oral-health/fillings/what-is-a-filling

Essa página não contém orientações médicas.
Esta página não contém conteúdo promocional ou anúncios. Leia a política de anúncios aqui.
Este documento é confiável e fundamentado cientificamente. É baseado em estudos médicos oficiais e editado por profissionais de saúde qualificados , mostrando informações objetivas no diagnóstico e tratamento de doenças. Também, inclui referências. Se você é um profissional de saúde e encontrou algum erro ou omissão de informação, contate-nos pelo suporte@doctoranytime.com.br
Obrigado

A sua avaliação pode ajudar muitas pessoas.

Junte-se ao doctoranytime sem custo clicando aqui.

Algo deu errado

Tentar novamente mais tarde

Sua avaliação foi submetida.

Como podemos melhorar?