Implante dentário
Custo, indicações e procedimentos
Pergunte aos nossos especialistas
Algo te preocupa? Tire suas dúvidas com um profissional. Envie sua pergunta e nossos especialistas vão te ajudar.
Enviaremos um e-mail quando um especialista responder.
Ocorreu um erro inesperado, mas estamos trabalhando nisso. Por favor, tente novamente.
Envie uma pergunta anônima
Nós moderamos suas perguntas e as enviamos para especialistas doctoranytime
Receba atualizações para sua pergunta
Se você inserir seu e-mail, iremos notificá-lo quando um especialista responder à sua pergunta
Confira as respostas
Assim que sua pergunta receber uma resposta, nós a publicaremos nas seções relacionadas do doctoranytime
-
Sugestões
Forneça os detalhes da sua dúvida de saúde
Seja breve e direto ao ponto para que os especialistas possam esclarecer sua dúvida
-
Evitar
Se referir às pessoas pelo nome
Solicitar preços de serviços
Postar conteúdo ofensivo ou abusivo
Dados chaves
800 mil implantes e 2,4 milhões de próteses dentárias são colocados por ano no Brasil.(1)
Implante dentário não é usado apenas por idosos.(2)
Eles ajudam na fala e aumentam a autoestima dos pacientes.(2)
Existem mais de 20 mil implantodontistas no Brasil para cuidar do sorriso dos brasileiros.(3)
Segundo o Ministério da Saúde, 20% dos brasileiros já perderam todos os dentes da boca.
A correta higienização, cuidados e controles periódicos garantem a longa duração do implante dentário.
O que são implantes dentários
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), implantes dentários são pinos de titânio inseridos cirurgicamente em espaços formados devido a perda dentária.
Por ser introduzido dentro do osso, o implante dentário atua como um substituto para a raiz de um dente ausente. O implante se integra com o osso e funciona como um dente natural, sem afetar os tecidos e dentes adjacentes. O procedimento de implante é uma alternativa às dentaduras ou pontes.
Você sabia que…
a maioria dos procedimentos de colocação de implantes são bem sucedidos e apenas 1-2% são rejeitados.
Quando o implante dentário é indicado
Os implantes são colocados nos ossos da mandíbula e da maxila para substituir um ou vários dentes ausentes. A restauração com implantes dentários é benéfica, pois evita o desgaste desnecessário de dentes saudáveis para instalação de pontes e outras próteses.
Você sabia que…
Em casos de perda total de dentes, os implantes auxiliam em procedimentos chamados “protocolo”. Esse procedimento consiste na instalação de cerca de 6 implantes se for na maxila e 4 se for na mandíbula. Uma prótese total é então instalada sobre os implantes que servem de base para ela, garantindo a estabilidade e o conforto.
Os implantes são indicados nos casos em que:
Há falta um ou mais dentes
Deseja-se um sorriso fixo e bonito
Há presença de tecidos saudáveis como espessura óssea favorável
Há ausência de doenças que impeçam a fixação do implante na área óssea
Deseja-se usar uma dentadura fixa
O passo-a-passo do procedimento
1. Avaliação:
Na avaliação com o seu dentista você pode ser encaminhado ao dentista especialista em implante, chamado de implantodontista.
Este especialista irá:
- Realizar uma avaliação clínica e verificação das estruturas dentárias.
- Avaliar histórico médico de doenças que interfiram na cicatrização, formação de coágulo e na osseointegração do implante. Presença de condições de saúde como diabetes e pressão alta ou baixa também são levadas em consideração.
- Requerer exames de imagem como raio x dentário e tomografia para análise da qualidade e quantidade de estrutura óssea e de espaços.
- Planejar o tratamento em relação a necessidade de enxerto ósseo prévio a colocação dos implantes, número de pinos necessários, tipo mais recomendado para cada caso.
- Checar se no momento da cirurgia será necessário a extração de dentes ou raízes.
2. Cirurgia de Inserção dos implantes
Para tal, o implantodontista irá:
- Anestesiar o local onde serão instalados os implantes.
- Perfurar o tecido com equipamento especial
- Inserir dos pinos de titânio
- Colabar os tecidos gengivais.
3. Pós-operatório
Após a colocação dos implantes, é necessário um período de 3-6 meses para permitir a osseointegração e a cicatrização da área.
Durante este tempo, o dentista pode colocar uma coroa ou prótese temporária para garantir o resultado estético e funcional que o paciente necessita enquanto os implantes estão sendo integrados.
4. Prótese e reabilitação estética
Após verificação da osseointegração e cicatrização dos tecidos e essas terem sido satisfatórias, entra-se na fase de prótese e reabilitação estética, que é a parte que fica visível no sorriso.
Esta fase pode ser feita pelo implantodontista, pelo protesista ou pelo dentista clínico geral.
O passo-a-passo dessa etapa é:
- Remoção dos provisórios
- Molde ou impressão da área dos implantes
- Cimentação ou parafusamento da coroa ou do protocolo nas próximas sessões.
- Instrução de higiene oral e de quando realizar limpezas dentais.
Relação com outros tratamentos e medicações
A inserção de implante dentário deve ser planejada. O processo completo pode envolver mais de um ano entre enxerto ósseo, colocação do implante, e prótese definitiva. Por isso, deve-se considerar que outros tratamentos que estão sendo realizados ou que serão realizados, bem como condições médicas e uso de certos medicamentos, podem influenciar o sucesso do implante.
Implantes durante Tratamento Ortodôntico
De uma forma geral, em tratamentos ortodônticos comuns, não é indicado cirurgia de implantes antes da finalização completa do tratamento.
Pelo fato de que os dentes movem-se e a estrutura óssea também é modificada, principalmente durante a fase de alinhamento e nivelamento, a colocação de implantes poderia não ser precisa em relação à melhor posição. Também, por consistir em uma estrutura fixa, o implante não move-se com a movimentação ortodôntica, podendo gerar espaços difíceis de serem fechados pelo ortodontista.
Atenção: Nos casos de acidente ou perda dentária devido à trauma ou qualquer lesão sofrida durante o tratamento ortodôntico, coroas provisórias podem ser utilizadas a fim de tornar o sorriso mais estético e ajudar na manutenção de espaço para que, ao final do tratamento ortodôntico, seja assim, instalado os implantes dentários e coroa definitiva.
Implantes e clareamento dental
O clareamento dental é um procedimento estético na odontologia que visa clarear e dar uma aspecto mais saudável aos dentes.
As coroas dentais, próteses parciais e totais que são utilizadas junto com implantes, não sofrem a ação clareadora dos géis de branqueamento. Assim, uma vez que a prótese definitiva é cimentada ou parafusada no implante, essa não poderá mais alterar a cor ou tornar-se mais clara.
Para que seja obtido um tratamento de sucesso, é indicado que o clareamento dental seja feito previamente ao tratamento com implantes dentários ou, pelo menos, antes da fase de coroas provisórias e definitivas.
Implantes e Medicamentos
É importante mencionar previamente ao dentista se o paciente tem uma condição crônica, especialmente se é uma condição que impede a coagulação do sangue ou não facilita a cicatrização (por exemplo, anemia, hemofilia ou diabetes mellitus). Além disso, qualquer medicamento que o paciente esteja tomando para qualquer condição que ele tenha deve ser registrado, mesmo que pareça não estar relacionado.
Medicamentos que podem afetar o implante dentário tanto na cicatrização quando no sangramento cirúrgico são:
- Antidepressivos
- Medicamentos para osteoporose
- Anti-inflamatórios não esteróides (Aspirina entra nesta classe)
- Alguns antibióticos
Custo do tratamento
O custo dos implantes varia de acordo com o número de pinos, sua qualidade, tipo, tamanho, tratamento de superfície do implante, método utilizado, o tipo de restauração final e se um enxerto ósseo será necessário. O tratamento é individualizado em cada caso e você deve discutir suas opções com seu dentista.
A faixa de preço de um implante dentário unitário pode variar entre R$1.500 a R$4.000. Porém esse valor pode variar drasticamente dependendo dos procedimentos necessários e de cada caso e região.
Vantagens e desvantagens
Vantagens
- Suporte sólido e fixo para próteses dentárias;
- Manutenção do espaço, evitando outros dentes “entortarem”;
- Possibilidade de restauração em casos de acidente e traumas;
- Chance de tornar a prótese total mais confortável e estável, não precisando remover para limpar.
Desvantagens
- Change pequena mas presente de rejeição do implante;
- Deve passar por um procedimento cirúrgico;
- Processo longo e duradouro;
- Risco de infecção, sangramento, lesão de tecidos adjacentes, tais como dentes, gengivas, vasos sanguíneos e nervos.
Perguntas mais frequentes sobre implantes dentários
Hoje existem muitos tipos de implantes. Eles podem variar na estrutura da superfície, tamanho, espessura e fabricante. O implantodontista é o profissional apto a indicar o melhor implante para cada caso.
Ao pesquisar, o paciente encontrará uma ampla gama de preços para o tratamento com implantes dentários. Claramente, a qualidade do implante também é um fator decisivo no custo final do tratamento.
A colocação cirúrgica dos implantes dentários é realizada após a administração prévia de um anestésico local, de modo que é completamente indolor. À medida que a anestesia passa, o desconforto que o paciente pode sentir varia de pessoa para pessoa. Em geral, o desconforto é descrito como aquele após uma extração de dente e é adequadamente controlado com analgésicos padrão como o paracetamol ou o ibuprofeno.
O tratamento com implantes dentários é um procedimento seguro e previsível. Desde que o dentista faça a seleção correta do caso com base no histórico e nas necessidades de tratamento do paciente. Desde que os protocolos de tratamento sejam seguidos, então a possibilidade de complicações é minimizada.
Em alguns casos, a colocação pode ser feita no mesmo dia que a extração do dente afetado. A vantagem dessa metodologia é que reduz a quantidade de operações e minimiza a quantidade de anestesia e medicamentos. Por outro lado, o pós operatório pode ser mais doloroso pelo tamanho da cirurgia. Esse método não é indicado para todos os casos nem necessidade de extração dentária ou radicular.